15 outubro 2012

Quem é de luta


Sou meio metido ao engajamento em lutas alheias mais do que em minhas próprias, talvez por ser intrometido ou por ter comigo que valorizar os outros é uma forma de valorizar a mim. Independentemente de explicação, sempre lembro dos professores com algum carinho - uns mais, outros menos - e também com amor depois que a melhor prô desse mundo, a Evinha, entrou na minha vida. 

Indigna-me em doses cavalares ficar sabendo de cada ingerência do poder público sobre a vida dela. São de matar o despreparo e o desprezo que governos estadual e municipal dedicam aos professores, que acabam sendo forçados a fingir adequação ao burocratismo e mercantilismo que tomou conta de toda a Educação básica. Assim sendo, impossível eu não tomar partido numa briga tão essencial.

Imaginem os senhores fazendo uma jornada diária de 12 horas e, na maioria das vezes, lidando com problemas que não são seus - há quem acredite que levar o filho na escola é o único dever da paternidade - para depois receber um contracheque vergonhoso, ver seu direito de greve podado pela PM, sindicatos e até mesmo pela opinião pública. E, ainda assim, não esmorecer e cumprir com seu dever de maneira digna e responsável? Coisa para poucos, meus caros...

Um viva a todos os profissionais da Educação desse país que passam por esses perrengues e não perdem a esperança. Isso é que são guerreiros! PARABÉNS, PROFESSORES!



Nenhum comentário: