01 abril 2011

Memorabilia


Em mais um surto dos milhares que me acometem, saiu na tarde de hoje a seguinte assertiva: "jornalista de futebol tem que ser velho. Sempre. E odiar a modernidade". Explico que a raiva incontida foi motivada por mais uma palhaçada do imbecil que atende pelo nome de Tiago Leifert, na Rede Globo, mas não é sobre isso que eu vou falar. Assim que lancei as frases, fui atrás de referências que estão na minha memória e que talvez estariam disponíveis para download. Pura ilusão.

Rádio e TV marcam a vida de qualquer um e, particularmente, tenho uma obsessão pelos logotons antigos dos programas esportivos. Nessa rápida pesquisa, encontrei pouca coisa, mas separo aqui alguns destaques:

- música "Na Cadência do Samba", de Luiz Bandeira, e tema do lendário Canal 100.

- logotom da Rádio Bandeirantes.

- música "Meu Guarda-Chuva", que passava antes do Plantão Esportivo da Jovem Pan AM

- o inesquecível "Show de Rádio", de Estevam Sangirardi, com "o melhoooor lance da jogadaaaa".

- chamada de jogo da Jovem Pan AM, com o famoso logotom e narração de José Silvério.

O que me deixou mais abismado durante essa viagem no tempo é que nenhuma das emissoras de rádio e TV disponibilizam esse tipo de material na internet. Destaco, por exemplo, a ausência na lista acima da música-tema do Desafio ao Galo, que animava nossas manhãs de domingo e, na verdade, era o logotom da TV Record para o futebol.

Fica aqui o apelo para que esse importante pedaço da memória esportiva tenha mais espaço, ao invés de valorizarem idiotas bobalhões que estão acabando com a dignidade do esporte. Em tempo, vale o lembrete: futebol não é brincadeira; FUTEBOL É COISA MUITO SÉRIA!

** Referências para este post:
- Era de Ouro do Rádio no Brasil
- Aimoré Home Page
- Arquivo do Rádio

4 comentários:

Filipe disse...

Futebol não é brincadeira.
E CORINTHIANS é mais que religião.
"Quando falar do Corinthians vê se fala certo", já diria o Poeta das Arquibancadas.

Precioso post, Samurai!

VIVA O CORINTHIANS NOSSO DE CADA DIA!!

Gabriel Coiso disse...

Concordo integralmente! Sem tirar nem pôr.
Semana passada publiquei um texto sobre isso: http://3toques.com.br/blogs/templodabola/2011/03/nem-sempre-futebol-por-favor/
Abraços e vai corintias!

Sônia Evangelista Moreira disse...

Parabéns belo comentario, e os Deuses do futebol nos salvem destes Tiagos da vida

Ayrton disse...

Claudio
Você não era nascido, mas a Radio Panamericana, precursora da Jovem Pan,tinha um"hino" cantado, no final dos anos 50,que seria muito legal de ouvir novamente. Esse hino fala, inclusive , no tricolor do "CANINDÉ"
Vê se acha.....