19 março 2010

Música de sexta-feira


Alguns temas para fechar o verão nesta sexta-feira. Daqui até outubro, começaremos a penar com aquele clima europeu nojento que cada vez mais toma conta de SP. Particularmente, fico meio depressivo nessa época do ano. Odeio frio, odeio ter que colocar um monte de roupa e odeio tomar banho quente. Assim, selecionei algumas canções belíssimas para dizer adeus à estação mais que preferida e combater essa imposição cruel de deixar o brasileiro sem o calor.

- Roberto Silva, "Escurinho"

Estávamos Evinha e eu num show do Osvaldinho da Cuíca, há coisa de duas semanas no SESC Pompéia, quando o velho sambista do Bixiga anunciou: "esse mestre que vem a seguir tem mais anos de carreira que eu de idade. Era cantor antes do Jamelão. Com vocês, Roberto Silva". Eis que o Príncipe do Samba chega sob holofotes e palmas intensas, além e olhares incrédulos com a sua presença - pelo menos para mim foi algo surpreendente e singular. Beirando os 90 anos de idade, Roberto Silva parece ter 20 quando empunha o microfone. Sua vitalidade, a voz suave, as décadas de histórias e sabedoria são comoventes.



- Osvaldinho da Cuíca, "Minha Vizinha"

Falando em Osvaldinho, é preciso fazer a ressalva. Mesmo sendo conhecido pela total falta de humor no trato com as pessoas, ele é uma das principais peças de resistência do samba paulista. Aquele feito na caixa de engraxate no Largo da Banana, com a tiririca comendo ao redor, e o próprio samba de bumbo do interior devem muito à luta de Osvaldinho em manter viva as tradições de Piratininga. A música citada aqui, no entanto, pertence a outra faceta de Osvaldinho que preenche a lacuna deixada pelo Rubinato. Trata-se de uma crônica fantástica da cidade da garoa.



- Alcione, "Rio Antigo"

Voltando ao outro lado da Dutra, nada melhor que saudar a Cidade Maravilhosa dos velhos tempos com um clássico de autoria de Chico Anysio, interpretado impecavelmente pela Marrom (até porque Rio de Janeiro, verão, calor e felicidade são sinônimos). Há também uma versão gravada pelo Mussum, com participação do próprio Chico, em que há uma troca de versos fantástica - no lugar de "Um bife lá no Lamas/Cidade sem aterro, como Deus criou" entra "O Beco das Garrafas/Mané fazendo João, Pelé fazendo goool".



- João Nogueira, "Terno Branco"

Sem muito blablablá, essa canção resume um domingo perfeito. É alma pura.


2 comentários:

Mônikita disse...

Claudio

O Osvaldinho almoça todos os dias no cambuci, em um restaurante simples porém muito legal que eu vou pelo menos 1 vez por semana.

Chama "Bisa" é de uma Sra Italiana. Ele sempre é educado e cumprimenta eu e meu irmão.

Gente do bom e um grande musico...

Filipe disse...

Oswaldinho é o cara!
Falávamos isso naquele dia em que o Coringão jogou com o racing, lembra?

Post maravilhoso, mano.
Parabéns e obrigado por me fazer começar o dia com música de primeira.

Abraço!