03 julho 2009

Quanta alienação


Pressionados diante da boa fase que predomina no Corinthians, alguns torcedores rivais e leonores adotaram um discurso semelhante. Com o perigoso comportamento alinhado, passaram a desdenhar a Copa do Brasil, alegando que se trata de um torneio menor, de "compensação" para quem não foi à Libertadores. Engraçado e errado isso, e veremos o porquê.

Há as causas naturais. Seguindo o pensamento meramente quantitativo, o Corinthians é o maior vencedor do torneio entre os paulistas. A inveja, portanto, é procedimento totalmente entendível em alienados. Mais ainda, a conquista de 2009 foi sobre o queridinho da mídia nativa, aquele que todos chamam de "o melhor time". Que fiquem com essa pecha, o Coringão quer outros títulos - e esse ano já conseguiu três, sendo um de forma invicta. Vencer o "melhor" nos credenciou como melhor que o "melhor" e, portanto, isso enfurece.

Passemos ao fator Libertadores. Porcos se vangloriam das eliminações em 99 e 2000 e são taxativos: vão nos eliminar também ano que vem. Eu acho que, ao invés desses caras pensarem tanto na gente, eles deveriam se preocupar em, primeiro, arranjar um técnico. Depois, garantir a vaga para o referido campeonato. Já os leonores precisariam primeiro ganhar da gente (faz quase dois anos que isso não acontece) antes de desmerecer qualquer coisa relativa ao Timão. E cabe fazer a ressalva: se em nosso título há no percurso o Itumbiara, teve time neste ano que foi eliminado pelo expressivo Nacional do Uruguai, ao mesmo tempo em que um outro perdeu para o grandioso Once Caldas anos atrás. Vale citar ainda o tradicional São Caetano, a mentira azul, como finalista desse campeonato que tantos exaltam. Quantas agremiações fortes do futebol mundial, não?

Por fim, vamos apelar para a memória. A Copa do Brasil é tão sem importância que os próprios rivais viveram infernos astrais quando eliminados pelo ASA de Arapiraca e pelo Vitória da Bahia. Já os leonores balançaram em 2001, quando sofreram para passar do Botafogo da Paraíba. No ano seguinte, a crise foi brabíssima no Morumbi, com a eliminação frente ao Todo-Poderoso (como sempre). Portanto, se a Copa do Brasil não vale nada - há quem diga preferir o quarto lugar do Brasileirão ao título, veja só -, por que ela seria motivo de tanto tumulto? Lembremos ainda que, até 2001, havia a disputa simultânea com a Libertadores, o que mata a tal "compensação" citada no primeiro parágrafo.

Ressalva-se: há muitos palmeirenses e são-paulinos (assim escritos porque é devido) que comemorariam Copa do Brasil, Torneio Início, Taça Pebolim ou qualquer outra peleja da mesma maneira que a Fiel Torcida agora comemora. É gente que jamais desdenharia desse campeonato, até porque palmeirenses tiveram a enorme alegria daquele gol espírita do Oséas em 98 e uma conquista são-paulina garantiria o único caneco que lhes falta. O grande problema é que a alienação está disseminada em todos os lugares. Se pelos nossos lados nego já está fazendo planos para uma conquista que ainda nem começou a ser disputada, lá fora há gente cuspindo em coisa que é muito digna e saborosa de ganhar.

Comemore o título, e não uma vaga para a Libertadores, corinthiano. Agüente-nos, anticorinthianos. O futebol funciona assim, e não reconhecer um vencedor digno é tendência golpista. Ou adesão à ideologia do "paulistinha" disseminada por neo-jornalistas...

P.S.: CORINTHIANS TRICAMPEÃO, PORRA!!!

12 comentários:

Seo Cruz disse...

Concordo contigo em tudo, Cláudio, inclusive nesse perigoso discurso que aproxima cada vez mais minha torcida dessa raça alienada e estúpida de Vila Sônia. Mas vamos ressaltar aqui: quem tem mais títulos, quem tem menos... lembremos que esse é o único argumento bambi, o lixo do 6-3-3

Se meu time não ganhar mais nada na vida, foda-se. Isso não fará de mim mais ou menos Palmeirense, e tenho certeza que o mesmo vale aí: o tamanho do clube não se mede pelos títulos, mas pelo amor de sua torcida. O SPFW tá aí pra provar o que digo.

Craudio disse...

Verdade, Seo Cruz, e por isso mesmo cito a contagem numérica para justificar o comportamento enfurecido dos alienados. Talvez o texto tenha ficado meio embaralhado. Vou acertar.

Mônikita disse...

Gostei do texto!!!

Em relação primiero a torcida da bixarada, não dá pra esperar muito delas um entendimento sobre o futebol.
Os descendentes do Rai e seus kakazetes acham que o mundo do futebol vira somente em cima de um campeonato... e acreditam piamente que seu rival é o Milan... só esqueceram de avisar o time italiano kkkkkkkkkkkkk...
Enfim essa aparente presunção é explicada pela pisicologia facilmente... até pq é a falta de conhecimento gera esse tipo de pisicose doentia que pra se sentir melhor é preciso diminuir o outro.
Na linguagem popular leva o nome de INVEJA msm.
Assim não vai me surpreender qdo o CORINTHIANS ganhar a libertadores elas por exemplo falarem que esse torneio não é mais o msm...kkkkk.
Diz o ditado que é sempre melhor o FREGUES achar que tem razão, mas continuar FREGUES né? rsrs
Elas ainda não perceberam que a decadencia tá aumentando e msm o brasileiro do ano passado se deve mais a incopetencia do Gremio que com 12 pontos na frente perde a liderança do que propriamente o merido da bixarada.
Sem contar que o visto deles da libertadores já venceu faz 4 anos rsrsrs e saem derrotados por times ABSOLUTAMENTE MADE IN BRAZIL!!!
Na torcida dos porcos em menor numero tb tá acontecendo isso.Já ouvi essa besteira inclusive de cara antigo da mancha... qdo em uma comunidade de TO disse na epoca do paulista que o esse time CORINTHIANS era ridiculo...rs
1 mes e meio depois deu no que deu...
Alias gostaria que me apontassem um time que qdo está na serie B disputa um paulista e fica em 5 lugar... é vice camepão da Copa do Brasil ... depois camepão da serie B, numa temporada absolutamente perfeita ... sobe no ano seguinte é caempão paulista com uma semi final e final com os times grandes de maneira primorosa e ganha a Copa do Brasil frente ao time que seria hj considerado o melhor do Brasil?
O palemiras .... levou 5 anos pra ganhar um paulista e só!
Portanto o que falta msm como diz o povo é cada um olhar o proprio umbigo... enquanto seguem depreciando o CORINTHINAS com suas conquistas estão com problemas serios dentro dos proprios clubes.
A diferença de NÓIS com os outros é que titulo é uma consequencia da nossa existencia e não a nossa razão de viver e amar o clube.
E tem mais ... qdo mais nos odeiam mais isso nos torna forte...
Já era

QUEM NÃO FOR CORINTHIANO VAI PQP

FATO!

VAI CORINTHIANS!

Filipe disse...

Grande Porta-Voz!
Onde assino, se me for permitido?

Naturalmente, linkarei este post. Não tem como não linkar.

VIVA O CORINGÃO!!!

Bruno Ferraz (sOUL) disse...

É mano, inveja é uma merda, é assim, vencemos o Campeonato Paulista INVICTOS eles disseram ah o paulistinha não vale nada, nosso negócio é a libertadores, vencemos a Copa do Brasil eles dizem que a copa do Brasil é uma atalho pra libertadores não vela nada, vamos vencer o Campeonato Brasileiro e eles não terão mais o que falar, alias, pau no cú deles, eles foram tri campeões seguidos, mais, se nós vencermos duas vezes já igualamos, isto mostra que por mais que a bicharada faça, elas nunca serão grandes o suficiente.

VAI CORINTHIANS !
TRI CAMPEÃO !!!!!!!!!!!!!!

É Nóis Claudião, um abraço mano .

Vitrola USB disse...

Sempre acreditei no Corinthians como um fenômeno social, um movimento único e forte que nunca desce sua bandeira, mesmo no meomento de crise. Essa conspiração para depreciar nossas glórias, vem de um discurso e uma atitude elitista alicerçada na inveja de criminalização dos movimentos sociais. Se não for a mesma coisa, é algo parecido, a essência é a mesma. Discurso utópico conservador sustentado numa mera falta de visão. já dizia o poeta Toquinho: "Ser corinthiano é ir além, de ser ou não ser o primeiro, ser corinthiano é ser também um pouco mais brasileiro". E mais: Ser campeão não é fundamental, fundamental é ser Corinthiano...

Vai Corinthians.. O Time do POVO

Guilherme Ferrari disse...

Nós comemoramos a condição se sermos escolhidos para sermos Corinthianos. Isso mais do que basta e é o que o resto não consegue imitar e não consegue digerir e nem entender, por isso essa perplexidade quando eles vêem um foguetório no País inteiro e quase um feriado pós jogo. Título é só um troféu pra Galeria.


"Ressalva-se:há muitos palmeirenses e são-paulinos (assim escritos porque é devido) que comemorariam Copa do Brasil, Torneio Início, Taça Pebolim ou qualquer outra peleja da mesma maneira que a Fiel Torcida agora comemora"

PERMITA-ME DISCORDAR , Nem quando é Copa do Mundo eu não vejo tanta festa , imagina comparar ou equiparar comemorações dos Porcú ou Bixas com as nossas.

Pra nóis o que nos orgulha e o que é motivo pra comemoração é saber que somos Corinthianos.

Nm deveríamos adentrar nessa campanha de Paulistinha, CopadoBrasilzinha e etc...Até porque essa campanha partiu do time-rosa-sem história , e eles por não terem tradição , não sabem o valor de um Paulistão algumas décadas atrás...

Craudio disse...

Guilherme, não entenda literalmente o que eu disse quanto à comemoração. Não comparei, só disse como seria o comportamento. E eu não fiz campanha à campanha "paulistinha", muito pelo contrário.

Álvaro disse...

Eu falo isso desde sempre, para ódio dos Juquinhas.

Inclusive tem uma pesquisa que aponta interesse maior na C. do Brasil do que na Libertadores, verdadeiro Desafio ao Galo do continente.

Temos de ficar atendos não à dor-de-cotovelo alheia, mas ao fato da Copa Libertadores ter um banco que patrocinador fortíssimo.

Lembro de estar ouvindo a "jovem (no-cu-deles) pan" e, em determinado momento, eles anunciam uma entrevista exclusiva com o presidente da Comenbol. Óbvio que foi uma babação de ovo sem tamanho.

Você acha que alguém vai falar que a Copa do BANCO SANTANDER tem nível técnico inferior ao Camp. Paulista?

Se falar perde o patrocínio.

Álvaro disse...

Falando em Juquinha....


Olha isso, pqp:

http://blogdobirner.net/2009/07/02/corinthians-vai-jogar-a-libertadores-no-ano-do-centenario/

Vai jogar? JOGAMOS E GANHAMOS!

Marcus disse...

Pau no rabo desses lixos anti

Coringão campeão!!

Passou o carro sem dó naquela mentira.

Unknown disse...

Também sou Palmeirense que comemora até campeonato de purrinha, pena que nem isso tenho comemorado.

Fico chateado quando chamam o Cruz de Corinthiano (de forma depreciativa) lá no "nosso" blog porque ele faz elogios à diretoria (realmente) compentente do Corinthians, ao Mano...

Essa intolerância, alienação já deu no saco mesmo... Não sou imune à ela, mas pelo menos boto a cabeça pra funcionar.

Parabéns pelo título.