07 abril 2009

Sabedoria popular


Antônio Carlos Bernardes Gomes foi uma grande figura. Além de nacionalmente conhecido como o Mussum dos Trapalhões, era figura carimbada nas rodas de samba do Rio de Janeiro. Na década de 70, despontou com seu Originais do Samba e, em 1978, chegou a lançar um disco-solo sob o título "Água Benta", com grandes músicas que misturavam bom humor e sabedoria popular. Infelizmente, nem todo mundo valoriza essa faceta de Mussum, tão ou mais importante para a cultura brasileira que seu personagem na TV.

O disco é um petardo e quem quiser pode baixar aqui. Tem participação de Alcione e Chico Anysio (sim, ele!), além de uma belíssima voz em "Cada Vida um Destino" que eu não consegui identificar e tampouco encontrar referência na internet.

Mas o post aconteceu porque eu achei graça no samba "Nego Juca", que chega a ser até premonitório. Como a letra é bastante explícita, fecho meu bico e deixo vocês com a letra.

Nego Juca

"Deixa de ser apressado Nego Juca
Essa vida é uma sinuca que esquenta a cuca
Cutuca e machuca o corpo e a alma
Tem que ter calma pra sair dessa arapuca
Então deixa, deixa de ser apressado Nego Juca (eu falei pra você)

Preste atenção na conversa
quem anda com pressa cai e se machuca.
Ele cumpriu a promessa
já fez coisa à beça pro bem da muvuca.
E você quando se expressa vem sempre com essa
de estar invocado e chateado.
Nego Juca deixa de ser apressado

Vive a fazer comentário
e chega o salário mamão-com-açucar
tumultando a colméia contando odisséia
que idéia maluca.
Você nunca foi lembrado,
tá teleguiado pela pururuca
Então deixa, deixa de ser apressado Nego Juca (eu falei pra você).

Tá morando em Madureira, pra quê se meter na Tijuca
Então deixa, deixa de ser apressado Nego Juca.
Você vai ficar maluco com essa nega pururuca
Então deixa, deixa de ser apressado Nego Juca.
O teu sogro é bom amigo, mas tua sogra te machuca
Então deixa, deixa de ser apressado Nego Juca."



5 comentários:

Filipe disse...

Viva MUSSUMZIS!!!

Anônimo disse...

Salve Mumu da Mangueira !

Com certeza um cara que eu admiro.

"Aqui em grande estilo, em memória eu cito... Mussum...

.. Na Subida do Morro é diferente..."

Lula

Craudio disse...

E, coincidentemente, hoje é aniversário do Mumu da Mangueris. Juro que eu não sabia...

Anônimo disse...

Isso me deu uma vontadis de tomar um mé - e com bambi no espetis! Ah, ele era também batuqueiro de mão cheiis!

MUSSUM FORÉVIS!!!

Anônimo disse...

"Faz despacho com pastor pra ver se tira essa uruca (então deixa pra lá)..."