17 outubro 2008

Desmascarando mentiras


Sobre a greve da Polícia Civil e seu confronto com a PM, ocorrido ontem em frente ao Palácio dos Bandeirantes, é preciso dizer algumas coisas:

- o governador José Serra jogou (mais uma vez) a culpa da greve no PT. Mas é o PSDB que administra o Estado há quase 16 anos. Como pode alguém que não administra ser o culpado pelo arrocho salarial? Fora isso, ele não reconhece o direito à greve, garantido constitucionalmente. Totalmente contrário ao que deveria ser o pensamento de alguém que já presidiu a UNE...

- o papel da mídia, mais uma vez, se mostrou tucaníssimo. Aliás, uma sugestão a Globo, Falha e Estadão: troquem o logo e coloquem um tucano. Em nenhuma reportagem eu vi o espaço necessário e justo aos grevistas. Desde a manhã, inclusive, na rádio Bandeirantes, escutei somente o lado do governo do Estado. Cadê o pluralismo que vocês tanto pregam?

- claro, como cobrar da mídia uma consciência de categoria, já que seus próprios componentes agem contrariamente? Enquanto os figurões (e baba-ovos de tucano) ganham salários astrônomicos, a grande maioria se submete a subempregos sem nenhum registro em carteira. Realmente, é querer demais.

- o Serra disse que a manifestação foi com interesses eleitorais. E o seu discursinho anti-PT, é o quê? Kassab ontem ganhou mais meia hora de propaganda com o Serra na tv. Espero, no entanto, que isso tenha realmente efeito eleitoral e as pessoas vejam que Kassab na prefeitura é o braço do nefasto governador comandando a capital. No mais, o PHA fez uma excelente cobertura sobre a manifestação, e eu destaco aqui os trechos mais brilhantes:

"uma brava repórter da CBN corre o sério risco de perder o emprego. Na entrevista coletiva, enquanto Serra discorria aquele "tro-ló-ló" que a greve era por motivos eleitorais, a repórter perguntou: eleitorais, como, se a eleição é municipal e a Polícia é um problema estadual? Serra se irritou com a pergunta óbvia e já deve ter ligado ao João Roberto Marinho para pedir a cabeça da repórter."

"Eleição, qual, a de 2010?"

"No jornal nacional, Serra é o Ali Kamel, quando quer. (...) Quando houve o escândalo das ambulâncias, em 2006, que o PiG transformou em escândalo dos aloprados, o Ali Kamel, no papel de José Serra, disse 'para nós, essa fita não existe'."

"Aliás, o Serra, tentou remontar agora o golpe dos aloprados: e na entrevista ao jornal nacional disse que o PT é sempre assim: na véspera da eleição entra com uns aloprados. Os aloprados de agora são os policias que ganham o Pior Salário Do Brasil ..."

"A Globo não fala que essa batalha dos policiais civis dura um ano (...) Que os policiais mandaram fazer um comercial em que pedem para o Governador os atender, COMPRARAM ESPAÇO NA GLOBO E A GLOBO NÃO EXIBIU O COMERCIAL !!!"

"Que o Serra quer fazer com o aumento dos policiais o que tentou fazer com o dinheiro das universidades: caixinha para a posse em 2010 na Presidência da República. E só mudou de idéia – será que mudou mesmo ? –, porque os alunos e professores das universidades estaduais entraram em greve."

- No mais, puta falta de companheirismo da PM, que ganha ainda menos que os Civis. Depois vão reclamar com quem o seu baixo salário? Cena linda seria se os PMs aderissem. Mas quem vai aos estádios sabe o tamanho do cérebro de um PM...

--------------------------------

Em tempo: Altamiro Borges, do Portal Vermelho, traz informações valiosas. Primeiro, que a liderança da greve é composta por delegados e investigadores ligados ao PSDB. Segundo, que havia até mesmo parlamentares tucanos apoiando o movimento. Terceiro, que a intransigência do governador atingiu até mesmo Luiz Flávio D'Urso, presidente da OAB-SP que, não muito tempo atrás, liderava o patético Cansei.

Um comentário:

Fernando Cesarotti disse...

Japonês, imagina se a greve é da PF em frente ao Planalto. E o exército desce o sarrafo na PF. Iam pedir a cabeça do governo inteiro, no mínimo.