22 julho 2008

Um dos maiores


Se na semana passada o craque das letras Arthur Favela me fez emocionado com a história do Avary, nesta semana foi a vez de uma reportagem do Esporte Espetacular, da Vênus Platinada. Ela traça o perfil do incomparável Sócrates. O Doutor da Fiel. O Magrão.

Sempre menciono que pode ser impossível, mas tenho na memória alguns flashes do Doutor jogando pelo Corinthians. Impossível porque nasci em 81, e Sócrates deixou o Parque São Jorge em 1984. Eu teria, no máximo, 3 anos. Eu teimo: juro que lembro. Em especial do lugar onde via os jogos, debaixo da mesa da sala de jantar, olhando para aquela Telefunken de botões prateados. A mesma que, em 1988, mostrava o garoto Viola nos dando o título paulista.

Sócrates recebeu, na reportagem abaixo, mais uma das sempre necessárias homenagens merecidas. Há, no entanto, um fato curioso e, ao mesmo tempo, triste. Ele prepara um documentário autobiográfico, mas ninguém se interessa em bancar. Como a própria matéria diz, trata-se da história de um dos maiores jogadores de futebol que o mundo já viu. E coisa boa, nesse país, parece não merecer atenção.

Não vou me alongar mais nem falar das mesmices que todos já sabem sobre o Magrão. Só reitero que ele é ídolo de uma nação. Fonte de inpiração para uma massa sofrida. E, acima de tudo, soube das suas responsabilidades e não se deixou levar pelo comodismo e pelo sistema vil que sempre tomou conta do futebol. Sócrates. Brasileiro. Sampaio. de Souza. Vieira. de Oliveira. Um dos símbolos daquilo que foi, é e sempre será o Corinthians que amo tanto.


3 comentários:

Filipe disse...

A Democracia é Corinthiana.

DOUTOR PRESIDENTE!!!

evaodocaminhao disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Filipe disse...

A Evinha e sua risada espírito de porco...

HAHAHAHAHAHAHAHAHA