07 fevereiro 2008

Esqueceram...


O Carnaval passou, a quarta de cinzas acabou. Mas esqueceram...

Esqueceram de avisar a uma multidão que o Cordão do Bola Preta e seus 90 anos é uma instituição brasileira, mesmo sem nenhum incentivo de ordem governamental. Esqueceram que quando junta um bando de gente disposta a beber, viver as alegrias e sair pelas ruas cantando, a coisa fica bonita demais.

Esqueceram de avisar aos usurpadores da alma do povo que, mesmo com uma tormenta sobre o Rio de Janeiro, o Cordão do Boitatá saiu e ficou lá o dia inteiro. Esqueceram que na Praça XV os foliões, encharcados e sem lugar para mijar, estavam extremamente felizes.



Esqueceram da Portela e do Salgueiro, da Unidos da Vila Maria e da minha Peruche. Todas elas, campeãs do Carnaval para quem realmente interessa: o povo. Esqueceram de trazer o Império Serrano à festa principal (mas ano que vem, ele está de volta).

Esqueceram de falar que, numa súbita vontade de farrear, meia-dúzia de gatos pingados saem por ruas de terra batendo panelas e cantando, nem que seja só para a alegria deles e de mais outra meia-dúzia.

Esquecendo, fazem o povo esquecer. Mas tem muita gente por aí pra fazer lembrar. Lembrar que, no Carnaval, as coisas são do jeito que o povo quer!

4 comentários:

evaodocaminhao disse...

ainda bem que apareceu este vídeo

sem ele e sem você, minha memória deste carnaval teria ido embora por completo

Anônimo disse...

Dá-lhe PERUCHE!!!
Tinha um bandeirão do Coringão na quadra enquanto a emiçôra câncer gravava uma reportagem ridícula. E o povo sambando feliz, comemorando a volta ao lugar de direito.
Uma pena foi a nossa Madrinha.
E fica o ossinho engasgado: como uma xisnove fica na nossa frente?... dale jurado...

O povo que não se deixa levar não se esquece jamais.

Rodrigo Barneschi disse...

Fica o destaque para a ilustre presença do nosso amigo comunista, que, ao pisar em solo sagrado no último sábado, reafirmou sua condição de botafoguense. Dizem as estatíticas que ele já foi a mais jogos do time da Estrela Solitária do que a jogos do Palmeiras, clube para o qual ele dizia torcer em tempos idos. Confirma?

De resto, mandaram muito bem as escolas da Tijuca e também o Império Serrano. Além do Peruche aqui. Eu concordo com tudo o que você diz. Mas fico sempre com aquela inquietação, que se aplica também à Imperador do Ipiranga: será que subiram agora só para cair no próximo ano?

Craudio disse...

Eva: ano que vem nói leva a máquina!

Filipe: só dá Corinthians na quadra da Peruche! Agora, X-9, o próprio nome já diz...

Barneschi: de fato, FH tornou-se um botafoguense de primeira categoria. Enquanto o seu parmera perdia, ele festejava a vitória do alvinegro pelas ruas da Tijuca. Agora, eu também me preocupo com esse sobe e desce todo ano. Tamo nessa há uns 6 anos já...